sexta-feira, 21 de março de 2025

Resenha: O Assassinato do Conto Policial - Paulo Rangel

Capa do livro O Assassinato do Conto Policial, de Paulo Rangel.

Sinopse: Ivo Cotoxó era o novo repórter do jornal Tribuna da Pátria. Seu chefe o encarregou de uma missão quase impossível: escrever sobre o assassinato do conto policial. Ele tinha uma pista - um bilhete que dizia: "O conto policial será assassinado quarta-feira". Será que o foca descobrirá o responsável por um crime que ainda não aconteceu?

O Assassinato do Conto Policial é um romance infantojuvenil do escritor brasileiro Paulo Rangel, publicado em 1989. A história é ambientada em São Paulo e combina mistério com a metalinguagem, pois explora a própria literatura policial.

O personagem principal é Ivo Cotoxó, um jovem repórter do jornal Tribuna da Pátria. Em uma segunda-feira, ao chegar ao trabalho, ele é informado que irão lhe pregar uma peça, para comemorar seu primeiro ano como "foca" (aprendiz de jornalismo). A pegadinha se trata de investigar um assassinato que ainda não ocorreu.

O chefe da redação mostra a Cotoxó um bilhete anônimo enviado ao jornal, com os dizeres: "O conto policial vai ser assassinado quarta-feira". Ele então desafia o repórter a investigar o caso e produzir uma reportagem de 12 laudas. Mesmo acreditando ser uma brincadeira, Cotoxó aceita o caso, aproveitando a oportunidade para mostrar sua competência. 

Ao longo da investigação, conversa com várias pessoas ligadas à literatura policial e ao bilhete e percebe que algumas delas teriam motivos para "assassinar o conto policial". Cotoxó, conta com a ajuda de uma colega de trabalho, Tizuka, a sansei (descendente de japoneses), que o ajuda a conseguir as pistas necessárias para a matéria.

A dupla descobre que que o "assassinato do conto policial" ocorrerá durante uma conferência. Cotoxó comparece ao evento e o "crime" realmente acontece. Porém, acontece algo ainda mais grave, um assassinato real, o que complica ainda mais a situação.

Impressões de leitura 📚

Eu li esse livro pela primeira vez na adolescência, e ele teve um grande impacto sobre mim. Foi um dos livros que me fez gostar de ler e também ajudou a despertar meu interesse pela literatura policial. Por isso, considero O Assassinato do Conto Policial uma ótima opção para incentivar os jovens a lerem.

Apesar de ser um livro infantojuvenil, também pode agradar aos adultos, pois apresenta uma história de mistério que desafia a inteligência do leitor. Um dos momentos mais interessantes é justamente o "assassinato do conto policial", no qual passamos conhecer algumas regras fundamentais para escrever uma história de mistério e investigação. 

Mesmo sendo uma obra relativamente recente, de 1989, ambientada na São Paulo na época, o livro segue a tradição da literatura policial clássica, focando mais na lógica da investigação do que na violência dos crimes. Esse é justamente o tipo de literatura policial que eu mais gosto.

O Assassinato do Conto Policial é uma leitura divertida e intrigante para quem gosta de histórias de investigação. Se você gosta de mistérios inteligentes, você vai adorar conhecer essa história. Ótima leitura.

Informações do livro 🔍

Título: O Assassinato do Conto Policial
Autor: Paulo Rangel
País: Brasil
Gênero: Infantojuvenil, mistério
Editora: FTD
Páginas: 111
Ano de publicação: 1989

🛒 Onde comprar: O Assassinato do Conto Policial na Amazon


Leia também: 

⇒ 4 clássicos da literatura policial que você não pode deixar de conhecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário