sábado, 8 de março de 2025

Os 7 Maiores Inimigos dos Livros e Como Protegê-los

Você sabia que seus livros podem estar correndo perigo? Insetos, poeira, umidade e manuseio incorreto são alguns dos maiores inimigos da conservação dos livros. Se não forem bem cuidados, eles podem sofrer danos irreversíveis.

Eduardo Frieiro, escritor e professor universitário brasileiro, menciona em sua obra, "Os livros nossos amigos", uma série de fatores que podem ser considerados inimigos dos livros. Conhecer esses elementos é essencial para proteger melhor nossos livros e permitir que suas histórias e conhecimentos permaneçam intactos por muitos anos.

Livros antigos como proteger dos inimigos

1. Insetos Bibliófagos 

Insetos como traças, baratas, cupins, piolho-de-livros, besouros, brocas são chamados de bibliófagos ou papirófagos, pois se alimentam de papel e de restos de resíduos orgânicos que podem estar presentes no livro. Seu ataque pode causar muitos estragos, como manchas, buracos, sujeira e até contaminação dos exemplares. 

2. Umidade

A umidade é extremamente prejudicial aos livros, pois favorece o surgimento de fungos, mofos, bolores e bactérias que podem comprometer a integridade da obra.

3. Roedores

Animais roedores, como ratos, além de transmitir doenças podem danificar os livros. Causam danos como perfurações, manchas, perda de partes das páginas, entre outros.

4. Poeira

Poeira e outros poluentes atmosféricos aceleram o processo de degradação do papel, podendo causar corrosão, acidificação ou manchas nas páginas. A exposição contínua à poeira pode comprometer a durabilidade dos livros.

5. Luz

A exposição direta à luz, especialmente a solar, fragiliza o papel, tornando-o quebradiço e desbotando a tinta impressa. O ideal é armazenar o livro em locais onde não haja luz muito intensa.

6. Manuseio incorreto

A forma como o livro é manuseado influencia diretamente na sua conservação. Abrir o livro completamente ou usar a orelha para marcar páginas resulta em quebra de lombada, amassados, além de outras danificações.

7. Papéis de baixa qualidade

Livros impressos em papéis de baixa qualidade tendem a durar menos. O papel jornal, por exemplo, é mais barato, mas deteriora rapidamente. Os livros antigos eram feitos com papel de trapo, que tem uma resistência bem maior à ação do tempo. Atualmente, a maioria dos livros são produzidos com papéis derivados de celulose de madeira, no entanto, sua longevidade é bem menor.

Dicas para conservar seus livros por mais tempo

Se um livro for contaminado por algum desses agentes, o ideal é isolá-lo para evitar que outros também sejam afetados. Alguns deles podem se espalhar rapidamente e prejudicam uma grande quantidade de livros ou até uma biblioteca inteira. Mas com os cuidados corretos é possível evitá-los. Algumas dicas que ajudam são:

  • Nunca comer perto dos livros, pois restos de alimentos podem cair sobre eles e atrair insetos;
  • Lavar as mãos antes de tocá-los;
  • Não deixar livros expostos à luz solar;
  • Mantenha-os longe de umidade;
  • Não encostar a estante na parede, pois algumas contém umidade que pode passar para  o livro;
  • Fazer limpezas frequentes nos livros e na estante;
  • Não deixar livros muito apertados na estante, para que eles possam respirar;
  • Guardá-los em um local arejado, longe da luz solar;
  • Evitar abrir os livros totalmente. O ideal é abri-lo em cerca de 90 graus;
  • Não usar a orelha como marcador. Usar um marcador apropriado ou um pedaço de papel.
Seguindo essas recomendações, é possível evitar esses inimigos da conservação dos livro e garantir uma maior longevidade para eles, permitindo que outras gerações também desfrutem de seus conhecimentos e de suas histórias.

Fonte: FRIEIRO, Eduardo. Os livros, nossos amigos. Brasília: Senado Federal, 2019. 186p.

Onde comprar: Livraria do Senado, Amazon


Leia também:

Por que as páginas dos livros amarelam com o tempo?
13 dicas que ajudam a conservar melhor seus livros
Mais 8 dicas para conservar melhor seus livros
⇒ Dicas de limpeza e pequenos reparos para os livros
⇒ Como salvar um livro molhado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário