domingo, 16 de março de 2025

Rock e literatura: 5 clássicos do rock inspirados em livros

A inspiração para para compor uma canção pode vir de diferentes fontes: sentimentos, experiências pessoais e até outras formas de arte, como, a literatura. 

Ao longo da história da música, grandes obras literárias serviram de referência para diversos músicos, incluindo ícones do rock como John Lennon, Elton John e David Bowie. Neste artigo, você vai conhecer 5 grandes clássicos do rock que foram inspirados em livros.

Rock e literatura 5 clássicos do rock inspirados em livros

1. Rocket Man - Elton John

Rocket Man é uma das músicas mais famosas de Elton John, composta em parceria com Bernie Taupin e lançada em 1972 no álbum Honky Château. A canção conta a história de um astronauta que sente saudades de casa. A inspiração veio do conto The Rocket Man, presente no livro The Illustrated Man (O Homem Ilustrado), do escritor e roteirista norte-americano Ray Bradbury.

2. Don’t Stand So Close to Me – The Police

Lançada em 1980 no álbum Zenyatta Mondatta, da banda de rock britânica The Police, Don’t Stand So Close to Me aborda uma "relação imprópria" entre um professor com uma aluna, um tema que também é retratado na obra Lolita de Vladimir Nabokov. A canção, inclusive, faz uma referência direta ao livro:

He starts to shake and cough 
Just like the old man in
That book by Nabakov

(Ele começa a se mexer e tossir 
como aquele velho homem 
naquele livro do Nabokov).

3. 1984 – David Bowie

A canção 1984 de David Bowie, lançada em 1974 no álbum Diamond Dogs, como sugere o título, foi diretamente inspirada no romance 1984 de George Orwell. Assim, como a obra de Orwell, a canção fala sobre as pessoas sofrerem lavagem cerebral, sendo manipuladas para agir de um determinado modo.

The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band 

4. Lucy in the Sky with Diamonds – Beatles

Lucy in the Sky with Diamonds já foi alvo de polêmicas, é frequentemente associada ao LSD, por conta das iniciais de Lucy, Sky e Diamonds. No entanto, John Lennon, seu compositor, sempre negou tal relação e afirmou que o nome veio de um desenho de seu filho mais velho, Julian Lennon.

A canção foi lançada em 1967 no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Teve como inspiração a obra Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll, um dos livros preferidos de John.

5. Ramble On - Led Zeppelin

Ramble On foi escrita por Jimmy Page e Robert Plant e lançada em outubro de 1969, no álbum Led Zeppellin II. Teve uma forte inspiração na obra O Senhor dos Anéis, do escritor J. R. R. Tolkien. O primeiro verso "Leaves are falling all around" (As folhas estão caindo por toda parte) foi inspirado no poema Namárië de Tolkien. 

Além disso, há referências a Mordor, uma região da Terra Média e ao personagem Gollum:

Mine's a tale that can't be told
My freedom I hold dear
How years ago in days of old
When magic filled the air
'T was in the darkest depths of Mordor
I met a girl so fair
But Gollum, and the evil one
Crept up and slipped away with her

(A minha é uma história que não pode ser contada
Minha liberdade eu guardo com apreço
Como nos anos passados, em dias de outrora
quando a magia enchia o ar
Foi nas profundezas mais obscuras de Mordor
Eu conheci uma garota tão atraente
Mas Gollum, e o maligno se aproximaram
sorrateiramente e fugiu com ela)

Esses 5 clássicos do rock mostram como a música e a literatura podem se unir para criar obras atemporais. Você já sabia dessas conexões? Lembra de outras músicas inspiradas em livros? Compartilhe nos comentários!


Leia também:

Músicas brasileiras com referências literárias
⇒ Resenha: The Beatles: a biografia - Bob Spitz + História dos Beatles

Nenhum comentário:

Postar um comentário