terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Resenha: Oração para Desaparecer - Socorro Acioli

Título: Oração para Desaparecer
Autor: Socorro Acioli
Gênero: Romance (Realismo mágico)
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 204
Ano de publicação: 2023
País: Brasil

Onde comprar: Amazon

Oração para Desaparecer é um romance de ficção e realismo mágico da escritora cearense Socorro Acioli, conhecida também por A cabeça do Santo. O livro narra a história de uma mulher que é desenterrada viva em frente a uma igreja, em Almofala, Portugal. 

Um casal de idosos, Florice e Fernando, recebeu a missão de ajudá-la a se recuperar e retomar sua vida. Ela está extremamente machucada, sem cabelo e carrega um colar de búzios no pescoço. Além disso, perdeu a memória, não sabe quem é, nem o que aconteceu com ela. No entanto, seu sotaque revela que é brasileira. Enquanto sua identidade permanece um mistério, o casal passa a chamá-la de Aparecida, apelidando-a de Cida. 

Florice e Fernando foram escolhidos para essa tarefa, pois a família de Florice tem uma antiga tradição de ajudar os ressurrectos, pessoas que voltam à vida a partir da terra. Durante sua recuperação, Cida conhece Jorge, sobrinho de Florice, e se apaixona intensamente por ele. Isso aumenta sua vontade de buscar sua identidade, mas, mesmo com o passar do tempo, nenhuma lembrança retorna a sua mente, apenas têm alguns sonhos enigmáticos, o que a deixa constantemente angustiada, sem poder seguir em frente. 

Com a ajuda de Jorge, recorre a Félix Ventura, um vendedor de passados. Ele é conhecido por criar novas identidades para aqueles que desejam fugir da sua real história. No entanto, Cida é a primeira pessoa que lhe procura para criar um passado, pois não conhece o seu. Há muitos mistérios em torno da vida dela e de sua ressurreição.

Origem do livro

Socorro Acioli trabalhou na escrita desse romance por sete anos, entre 2016 e 2022, nesse período o reescreveu várias vezes. No entanto, sua pesquisa sobre as temáticas abordadas começou em 2006.

A inspiração para a obra veio de um evento real ocorrido no final do século XIX, em Almofala, no Ceará, território do povo Tremembé. Na época, uma igreja foi soterrada pela areia das dunas do local. Antes que ela desaparecesse completamente, as imagens da igreja foram retiradas, e uma delas foi levada por uma mulher chamada Joana Camelo, porém um padre acabou tomando a imagem de volta. 

Quarenta e cinco anos depois, devido às mudanças dos ventos, a igreja foi desenterrada. Na época a história teve uma grande repercussão e chegou a ser tema de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade, que também serviu de inspiração para o livro.

Foto da Igreja de Almofala, Ceará, tirada no dia 10 de outubro de 1898, data em que foi fechada

Impressões de leitura

Oração para Desaparecer é uma história que mistura romance, amor, fé e religiosidade, mostrando a força e o poder que eles tem de transformar a vida. Além disso, fala sobre a memória, sua importância e seu impacto sobre nós e sobre a passagem do tempo.

A obra também traz elementos da cultura de Portugal e do Brasil, principalmente do Nordeste e do povo indígena Tremembé que desempenham um papel fundamental na narrativa. A oração mencionada no título não é ficcional, é uma prece real dos Tremembés.

Os primeiros parágrafos são um pouco fortes, para mim foi até angustiante e aflitivo de ler. No inicio, a história tem um tom mais pesado, por conta do momento difícil e obscuro que Cida está vivendo. No entanto, conforme ela vai refazendo sua vida ao lado de Jorge, a narrativa vai suavizando e se tornando mais prazerosa de ler. Foi aí que a história me prendeu e não deu mais vontade de largar.

Um aspecto que me chamou a atenção, foi como a obra retrata o povo Tremembé, nos apresentando suas tradições e cultura. Eu não conheço muitas obras que abordam esse tema, que é parte fundamental da história do Brasil. 

Oração para Desaparecer é uma excelente leitura. Tem uma linguagem simples de entender. Também é muito bem escrito, possui uma narrativa bem construída e uma história diferente de tudo o que eu já havia lido. É uma obra rica em conteúdo, interpretação e referências culturais tanto brasileiras quanto portuguesas. É um romance de qualidade, com potencial para se tornar um clássico no futuro.

Leia também:

Resenha: A Cabeça do Santo - Socorro Acioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário