domingo, 16 de fevereiro de 2025

Filmes e Séries com Bibliotecários

Cena do Filme O Guardião: Em Busca da Lança Sagrada (2004)

O bibliotecário é um profissional da informação responsável por auxiliar na busca por conhecimentos, tanto em meios físicos, como livros, quanto em ambientes digitais, como bases de dados, bibliotecas digitais e portais da internet. Para isso, ele realiza a organização, seleção, disseminação, preservação catalogação, classificação, indexação e gestão dessas informações, garantindo que sejam acessíveis ao público.

Considerando que vivemos na era da informação, profissões como essa merecem mais valorização e mais reconhecimento. Mas, infelizmente, essa não é a realidade que vemos no Brasil. Para homenagear essa profissão tão importante, que foi também a que eu escolhi me formar, eu trouxe a indicação de alguns filmes e séries nos quais os bibliotecários desempenham papéis importantes e que, pessoalmente, eu gosto muito. 😊

1. Trilogia O Guardião

A trilogia de filmes é composta por O Guardião: Em Busca da Lança Sagrada (2004), O Guardião 2: Retorno às Minas do Rei Salomão (2006) e O Guardião 3: A Maldição do Cálice de Judas (2008). Eles são protagonizados por Flynn Carsen, interpretado por Noah Wyle, um jovem escolhido para ser o bibliotecário guardião de uma sociedade secreta na Biblioteca Metropolitana de Nova York, um local que abriga artefatos importantes e poderosos, impedindo que caiam em mãos erradas. 

Ao longo da saga, Flynn enfrenta muitas aventuras para recuperar os objetos e protegê-los dentro da biblioteca. Tem um estilo semelhante aos filmes do Indiana Jones e combina ação, mistério e elementos históricos.

Os títulos originais começam com "The Librarian", que significa "O Bibliotecário", mas, no Brasil, foram traduzidos como "O Guardião".

2. Série Os Bibliotecários (The Librarians)

Lançada em 2014 pela TNT, Os Bibliotecários (The Librariansé uma continuação da trilogia O Guardião. Noah Wyle retorna, interpretando o bibliotecário Flynn Carsen. A biblioteca convoca três novos bibliotecários para ajudar Flynn a resgatar artefatos poderosos, além de uma guardiã para protegê-los. Ao longo de 4 temporadas, entre 2014 e 2018, eles enfrentam diversas aventuras repletas de ação, mistério e referências literárias. A série também explora o poder dos livros e do conhecimento.

3. O Preço do Pecado (1962)

O Preço do Pecado (Only Two Can Play) é uma comédia dirigida por Sidney Gilliat e estrelada pelo ator britânico Peter Sellers. Ele interpreta John Lewis, um bibliotecário mal remunerado que está em busca de melhorar em sua carreira para proporcionar uma vida melhor à sua esposa e filhos. No entanto, ele acaba sendo atraído por uma socialite, vendo nela a possibilidade de conseguir um cargo de bibliotecário mais lucrativo. O filme mistura comédia e sátira social, explora as tentações e os dilemas que John enfrenta em sua vida e na profissão de bibliotecário, enquanto busca uma vida mais confortável. 

Atualmente se encontra disponível para assistir no YouTube ⇾ Assista aqui

4. No Despertar da Tormenta (1956)

No Despertar da Tormenta (Storm Center) é um drama noir estadunidense, dirigido por Daniel Taradash. O filme conta a história de Alicia Hull, uma bibliotecária interpretada por Bette Davis, que se recusa a tirar o livro "O Sonho Comunista" da biblioteca onde trabalha, pois é contra a censura de livros. Por isso, acaba sendo acusada de ser comunista. Sozinha, ela luta contra a censura, e todos, tanto ela quanto a cidade, precisam lidar com as consequências desse conflito. 

Uma curiosidade é que este foi o primeiro filme anti-macarthismo produzido por Hollywood.

Atualmente se encontra disponível para assistir no YouTube ⇾ Assista aqui

Você conhece esses filmes e a série? Já assistiu algum deles? Eu gosto muito de todos e recomendo para todos, tanto para quem é bibliotecário, quanto para quem não é.


Leia também: 

The Librarians: Série de fantasia para quem ama livros e bibliotecas
Filme: Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore
Resenha: Fahrenheit 451 - Ray Bradbury + Filme de François Truffaut

Nenhum comentário:

Postar um comentário