sábado, 1 de fevereiro de 2025

Conto: Coração Delator - Edgar Allan Poe

Desenho de Edgar Allan Poe (Fonte: Pixabay)

Coração Delator, também conhecido como Coração Revelador ou Coração Denunciador, dependendo da tradução, é um conto do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Publicado em 1843, é um clássico do terror psicológico narrado em primeira pessoa. A história aborda as temáticas de loucura e sanidade. 

O narrador é um homem obcecado pelos olhos cegos de um senhor que vive em sua casa, a quem ele chama apenas por "velho". A obsessão com os olhos do velho cresce ao ponto de dominar seus pensamentos, fazendo com que decida eliminá-lo. Assim, planeja meticulosamente seu crime, tomando todos os cuidados para não despertar suspeitas. Porém, se sente traído por seu próprio coração. Enquanto narra, ele tenta nos convencer que não está louco, mas acaba descrevendo seu próprio processo de enlouquecimento.

Esse foi um dos primeiros contos de Edgar Allan Poe que eu li e também um dos que mais me marcaram. Além disso, está entre os meus favoritos do autor. É muito bem escrito, consegue nos envolver na história e nos impressionar. Por isso, recomendo fortemente a leitura.

É de fácil acesso, pode ser encontrado para leitura tanto na internet como em coletâneas de contos do autor, como Histórias extraordinárias (Companhia das Letras) e Medo clássico Edgar Allan Poe - volume 1 (Darkside Books). No site da Free Books Editora há um e-book gratuito da obra. 

📖 Acesse aqui o contoCoração Delator

Título: Coração Delator
Título original: The Tell-Tale Heart
Autor: Edgar Allan Poe
Publicação: 1843
Gênero: Terror psicológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário